top of page

Políticas Comercias.

Normas de Qualidade e Procedimentos
Este documento é suscetível a atualizações e revisões.

A versão atual sempre estará disponível no departamento comercial e/ou nas mídias sociais da TESSILE TEXTIL.

 

1 OBJETIVOS
• Estabelecer as Regras e Políticas Comerciais
• Esclarecer as regras de classificação de tecidos em Primeira Qualidade, seguindo a NBR e ISO.
• Estabelecer o critério para atendimento de reclamações por problemas de qualidade. 



2 CRITÉRIOS
2.1    Classificação de tecidos
2.1.1 Qualidade

Serão qualificados como Primeira Qualidade, os tecidos que atendem as especificações abaixo:

image.png

3 CRITÉRIOS DE REVISÃO SEGUINDO A NBR 13484
A pontuação dos tecidos seguirá aos seguintes critérios: 

 

3.1 Os defeitos serão classificados de acordo com o tamanho e gravidade, sofrendo penalizações de acordo com a quantidade e tamanho deles, sempre seguindo as orientações abaixo:

image.png

3.2 Condições adicionais no sistema de pontuação: 
3.2.2. Caso houver no mesmo metro dois casos de defeitos, deve-se somar a quantidade de pontos, ou seja, por exemplo se no mesmo metro houver um defeito de 01 ponto e outro de 02 pontos, o metrô deve ser penalizado em 03 pontos.

 
3.2.3. A soma das pontuações deverá ser considerada até atingir um limite de 04 pontos, a partir disso ela passará a valer a pontuação máxima de 04 pontos, ou seja, se no mesmo metro houver um defeito de 02 pontos e outro de 03 pontos, esse metro passará a valer o máximo, sendo assim 04 pontos.

  
3.2.4. A informação da pontuação é sempre dada em pontos/100m², conforme a NBR. Para o cálculo da transformação em pontos/100m, deverá ser usada a seguinte formula:

Sendo:
P=pontos por 100metros quadrados
L=largura em metros
Pontos Linear = pontuação por metro

Exemplo:
P=10 pontos/100m²
L=1,6 m
10 x 1,6 = Pontos linear
Pontos Linear = 16 pontos/100m 

3.2.5. Para os casos de furos com diâmetro maior que 1,5cm, deverão sofrer penalizações de 04 pontos, porém está limitado o máximo de 06 furos por peça de 20kg (malhas) ou 100 metros (tecido plano). Pesagens e metragens diferentes deverão ter quantidade de furos proporcional.
 


3.2.6. Tecidos de Primeira Qualidade serão considerados as peças cujo limite máximo seja: 18 pontos por 100m2


Obs. A metragem especificada nas etiquetas dos rolos poderá conter um desvio de até +2%

3.2.7. A TESSILE TEXTIL trabalha apenas com tecidos planos ou malhas de PRIMEIRA QUALIDADE, todo artigo de segunda qualidade ou inferior devem ser obrigatoriamente devolvidos e ou reprocessados.

 

Regras dos procedimentos:

• A contestação por parte dos clientes e confeccionistas serão aceitas até o prazo de 30 dias a partir da data de faturamento.

• Ao receber seu produto, exija a Nota Fiscal e/ou Pedido no ato do recebimento. Confira a quantidade e metragem dos itens entregues e se há avarias na embalagem.

• No caso de avaria, a Nota Fiscal e/ou Pedido do frete/produto deve ser recusada e notificada em seu verso com a informação de produto avariado.

• Não aceitamos devoluções de produtos fracionados/vendidos a metro, ressalvado defeito ou vicio no produto, com autorização prévia de devolução

• Caso seja constatado que a reclamação seja procedente, o custo de transporte será de responsabilidade da TESSILE TEXTIL. Se for constatado que a reclamação seja improcedente, o referido custo será de responsabilidade do comprador. 

• Não será aceita nenhuma reclamação se a mercadoria tiver sofrido qualquer tipo de beneficiamento (novo tingimento e/ou acabamento, estamparia reprocessamento, corte, costura, etc.)

• As reclamações de qualidade deverão ser encaminhadas a TESSILETEXTIL, junto com amostras exemplificando o motivo da reclamação. Deverá ser acompanhada obrigatoriamente de cópia da(s) etiquetas(s) ou cópia da NF do tecido envolvido na reclamação, conforme orientação do Formulário de Devolução
 

• Não será aceito peças de devolução de artigos/cores diferentes do que está notificado no REQUERIMENTO DE DEVOLUÇÃO. 

• A COMERCIALIZAÇÃO OU CUSTO DE CONFECÇÃO DAS PEÇAS CONFECCIONADAS QUE APRESENTAREM PROBLEMAS, SERÁ DE RESPONSABILIDADE DO CLIENTE.  

• O CUSTO DE TRANSPORTE DE DEVOLUÇÕES QUE SEJAM CONSIDERADAS “IMPROCEDENTES”, APÓS EMISSÃO DO LAUDO TÉCNICO, DEVERÁ SER NEGOCIADO ENTRE A ÁREA COMERCIAL, REPRESENTANTE DO RESPECTIVO COMPRADOR. 

• TODAS AS PEÇAS DEVOLVIDAS DEVERÃO ESTAR EMBALADAS EM PLÁSTICO RESISTENTE, COM ETIQUETA DE IDENTIFICAÇÃO OU CÓPIA E COM NÚMERO DA NOTA FISCAL DE DEVOLUÇÃO. 

 

 4 CUIDADOS E SUGESTÕES NO PROCESSO DE CONFECÇÃO 

4.1 ARMAZENAGEM

• A TESSILE não aconselha armazenar os rolos de tecido na posição “cruzada ou fogueira”, a fim de evitar marcas no tecido.
• Recomenda-se armazenar os rolos sempre no sentido horizontal e paralelo
• recomenda-se para os artigos de veludo e suede, não sejam armazenados acima de duas camadas por gaveta, para que o peso não marque o tecido. 

 

4.2 ASSENTAMENTO DE TRAMA E COR

• A Tessile Textil possui uma coleção de tecidos em diversas composições de fibras. Cada um se diferencia por suas características próprias, sendo assim, as amostras e as remessas em estoque estão sujeitas a variação de até 5% da tonalidade, de acordo com a partida e o lote de fabricação

• Os tecidos com Fibras naturais, como Linho e Algodão podem sofrer alteração de medidas caso não seja respeitado o prazo de 48 horas para relaxamento da fibra e absorção de umidade.

• Recomenda-se após confeccionado o Coz/Cabeça da Cortinas e deixar o tecido pendurado para o devido assentamento das fibras, afim de garantir uma maior precisão na altura do produto acabado.

• Tecidos com fibras naturais podem sofrer uma maior variação de tonalidade, devido as suas características de produção, origem da matéria prima e condições climáticas.

• Os tecidos quando expostos a Luz natural ou artificial sofrem o processo de desbotamento e/ou alteração de cor, assim como o enfraquecimento da fibra. Não sendo coberto pela garantia o uso de forma insalubre ou em local agressivo. Cabe ao cliente escolher adequadamente cada tipo de tecido (composição) para cada determinado uso.

• Os mostruários (books e bandeiras) assim como os tecidos podem sofrer alteração de cor quando expostos a Luz natural ou artificial, podendo apresentar divergência na coloração entre a utilizada por referência pela Tessile Textil, recomendamos a troca das Bandeiras a cada 12 meses e dos books a cada 18 meses afim de manter uma maior fidelidade de cor.
Não será aceito devoluções por divergências de cores ou tonalidades utilizando Bandeiras ou Books como referência de cor adquiridos com prazo maior ao informado.

 


4.3 ENFESTO

• É essencial deixar em repouso o tecido fraldado antes do enfesto/corte. Para tecidos com elastano, linho e fibras naturais, este descanso deve ser acima de 48 horas para que haja a recuperação das tensões de enrolamento.

• Quando o tecido estiver sendo desenrolado, as tensões aplicadas devem ser uniformes e as menores possíveis para que não ocorram estiramentos, nem ondulações na ourela.

•  Quando o tecido estiver sendo enfestado, verifique a tonalidade da cor entre centro/ourela da folha, desse modo se evita o corte e costura de peças que posteriormente apresentem variação de tonalidade fora do padrão na peça confeccionada.

• Verifique se as ourelas estão perfeitamente alinhadas, para que o tecido não fique fora do fio de prumo evitando erro no corte.

• É recomendado não misturar lotes de uma mesma cor no mesmo enfesto, a não ser que este seja bem separado e identificado, evitando-se assim divergências de tonalidade fora do padrão na peça confeccionada. 

• Aconselha-se que a mesa seja perfeitamente horizontal com largura uniforme e superfície lisa.

 

 

5 COSTURA

• Deve haver uma compatibilidade entre linha, agulha e tecido. A linha e a agulha deverão estar de acordo com o peso do tecido.

• A regulagem da máquina deve estar adequada ao tecido a ser trabalhado. 

• O ajuste da pressão do calcador na máquina deve ser feito para evitar estiramento do tecido.

• Deve-se reduzir as tensões da linha para uma boa amarração da costura. 

• Manter afiadas as facas de refilar na máquina interloque.

• Não estirar o tecido para não ocorrer variação de pontos. Esticar ou puxar o tecido durante a costura devem ser evitados para que não ocorram variações no ponto e distorções na peça. 

• É importante que as partes da máquina de costura estejam isentas de asperezas e que os dentes alimentadores, a chapa da agulha e a sapata do calcador sejam verificados e polidos regularmente.  

 

 

6 ENTRETELAS

• As entretelas podem ser de tecidos planos ou de não tecidos, podendo ser simplesmente para costura ou fusão, através de um revestimento adequado.

• Os valores de encolhimento de lote/ cor de tecido deve ser verificados de acordo com a temperatura indicada para fusionamento das entretelas, já que esta pode estar em desacordo com a temperatura de passadoria proposta na etiqueta de lavagem.

• É importante certificar-se que o peso, estabilidade e o drapeamento sejam compatíveis com o tecido de base.

• As entretelas devem ser conferidas com relação aos tratamentos realizados no processamento a úmido, visto que altas temperaturas e fibrilação poderão causar delaminação, encolhimento ou franzimento.

 

 

7 SIMBOLOGIA NAS ETIQUETAS DE INSTRUÇÃO DE CONSERVAÇÃO E LAVAGEM

• Todo tecido da TESSILE possui uma característica estrutural, propriedades físicas e químicas. Para manter as propriedades do tecido e garantir a máxima durabilidade de uma peça, é essencial seguir certas orientações em relação a cuidados na lavagem, secagem e passadoria.  Por isso, é fundamental que o confeccionista informe claramente ao consumidor final a imprescindível importância de seguir essas orientações, através das etiquetas nos produtos.

• A responsável por reger a definição dos símbolos de cuidados para conservação de artigos é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Conheça o significado de cada símbolo que a TESSILE TEXTIL coloca à sua disposição;

image.png

6 FINANCEIRO E CRÉDITOS DE DEVOLUÇÃO

 

• Em caso de atraso financeiro ou parcelas vencidas, o cadastro do cliente é bloqueado automaticamente pelo sistema para qualquer modalidade de pagamento, sendo o faturamento permitido somente após a liquidação.

• Para depósitos bancários, o pedido somente será considerado aprovado mediante o envio do comprovante e a confirmação do depósito.

• O prazo para despacho dos pedidos é de 2 a 5 dias uteis, após aprovação do pedido pelo financeiro, este prazo é valido apenas para produtos em estoque.

• Para boletos bancários, após 5 dias do vencimento será enviado automaticamente á cartório.

•  Após 3 atrasados consecutivos, o cadastro será bloqueado para faturamento parcelado. A reavaliação do crédito será feita após 90 dias ou a critério da empresa.

•  O Prazo estimado para análise de devoluções em garantia é de 15 dias a contar do recebimento da mercadoria, podendo ser prorrogado em dobro dependendo da complexidade da análise.

•  O processo de crédito, reembolso ou troca fica condicionado a concessão da garantia pela Tessile Textil, a qual só será realizada após o recebimento da mercadoria, análise das condições do material devolvido pelo departamento de controle de qualidade e aprovação do setor responsável.

•  Durante a análise do produto devolvido, for constatado a inexistência do problema de fabricação ou se houver falta de metragem do produto ou ainda ausência do tecido com o suposto defeito, a Tessile não se responsabilizará pela substituição do produto, dando por encerrado o processo de devolução. Sendo que o Tecido será devolvido ao endereço de origem, ficando a critério desta cobrar do cliente os custos suportados para a análise e o ressarcimento do custo de frete caso houver.

Balneário Camboriú – 28 de agosto de 2023.


Atenciosamente
TESSILE TEXTIL

 

logo tessile textil

Mídias Sociais

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Instagram

Contato

 Rua Dom Henrique, 460 Baln. Camboriú, SC 88.337-155 
Email: contato@tessile.ind.br
Tel: (47) 3268-5282

Horário

Seg-Quin: 7:30 - 18:00
Sex: 7:30 - 17:00

 

Tessile Textil LTDA ME. 
CNPJ 25.201.357/0001-69 - I.E 258069546 
Rua Dom Henrique, 460, Vila Real - Balneário Camboriú - SC
*Para trocas e devoluções acesse a aba Politicas de Devolução
*Declaração de acessibilidade

bottom of page